O Palácio de Gaviria à procura de novos inquilinos. Seus proprietários procuram revitalizar esta jóia arquitetônica, que definha desabitada desde que, há 6 anos, fechando o disco, de mesmo nome, sem licença de atividade. Antes, pela década de 80, ficou ali o Centro Asturiano, com mesa de bilhar e jogos de bingo, o que lhe tornou um destacado centro social de Madrid. No encerramento dos anos noventa, muito longínquo do esplendor do século xix, o negócio da noite colocou o palácio entre as espetaculares salas de festas da capital, conhecida por tuas sessões de “intercâmbio” com os estrangeiros.
Diversas gerações de adolescentes são dançado frente aos mesmos espelhos onde fez a rainha Isabel II. Depois da noite de farra, ligar as luzes deixava suspiro a multidão ao achar que entre majestosas paredes, dava-se para a folia. Mas desde que a boate ficou sem licença da câmara Municipal, o acesso público ao Palácio de Gaviria ficou fechado.
As travas burocráticas não ajudam o seu ressurgimento. A causa é que o edifício é protegido pelo Patrimônio desde que em 1977 a Comunidade de Madrid incoara um modo de proteção pra anunciar o Palácio de Gaviria como Bem de Interesse Cultural.
- Arrabaldes, Novo México, 46 km
- Helman, C. (2014)”Cheap Gasolina: Why Venezuela Is Doomed To Collapse”, Forbes
- Tomada de estabelecimentos universitários: UPOLI, UNAM, UNI RUSB
- Experiência de comunicação e negociação
O procedimento ainda não foi resolvido, no entanto pela Comunidade sinalizam que, “de ofício, a proteção é máxima”. Esta situação “dificulta muito as possíveis saídas do palácio”, admitem os seus donos, que não se dão por vencidos. Resistem a “deixar morrer”, o imóvel herdado depois que o marquês de Gaviria morreu sem descendência e passasse pra mãos da família de tua mulher. “Meu avô, conde de la Revilla, viveu neste local. Obra de Aníbal Álvarez Bouquel, esse tesouro arquitetônico foi exposto entre 1846 e 1847 como um dos palácios mais luxuosos do Madrid isabelino, seguindo o padrão italiano do Renascimento.
No teu interior destaca-se a decoração pictórica dos tectos praticada pelo pintor da Rainha, José Espalter e palm beach, retratista da nobreza da data e autor de pinturas murais do Congresso dos Deputados. “É a jóia da Coroa”, possuem os proprietários. Uma grandiosa escadaria decorada com estuque original da data, de coloroes rosas e verdes, que dá acesso exclusivo ao primeiro percorrer. Professores de Belas Artes de Madrid costumam transportar seus alunos para ver esta majestosa infraestrutura.
Duas estátuas em nicho coroam a escada balaustrada. Nos últimos meses, o esforço de seus proprietários fez com que o Palácio de Gaviria foi capaz de retomar alguma atividade. Por exemplo, em dezembro instalou-se durante três dias, um mercado de Natal com propostas inovadoras, de design, artesanato e gastronomia.