O porta-voz de JxCat no Congresso, Laura Borràs, estendeu a mão ao presidente do Governo em funções, Pedro Sánchez, face a uma nova sessão de investidura se abre, desta vez, a dialogar e a “fazer política”.
Borràs salientou que em JxCat estão “dispostos a discutir” com o líder do PSOE “sobre isto tudo aquilo que representa a defesa dos interesses dos catalães. JxCat, em alusão ao fracasso das negociações do começo do ano a respeito os Orçamentos Gerais do Estado, que provocou a convocação de eleições gerais para o dia vinte e oito de abril. Até de imediato, lamentou, Sánchez foi “utilizado a técnica do avestruz pra não espiar para o problema”, contudo “o resultado final acaba sendo a instabilidade do Governo português”. Borràs, que concorreu 28A como número dois de JxCat ao Congresso, por trás de Jordi Sànchez, em prisão preventiva no Lledoners (Barcelona).
- 1 Polícia Nacional
- 3 Ônibus urbanos
- Contribui para aplacar a ira
- Hitón: ‘marco’ ou ‘obra-prima’ (de acordo com a Uría) ou
A Equo pertence um dos principais rostos do Governo de Carmena, o teu conselheiro de Meio ambiente e Mobilidade, Inés Sabanés, artífice de Lisboa Central, a área de tráfego limitado que o PP prometeu reverter. Begoña Villacís, candidato do Local e a câmara Municipal de Madrid, confirmou na Cadeia Cope o que todos prontamente sabiam: a aliança com o PP e o Vox que dará a capital para Martínez Almeida. Além do mais, foi apontado que existem muitos pontos que compartilham, como a descida de impostos.
O PSOE fala de tripla vitória e então foi. O mapa dos municípios e as comunidades autónomas de Espanha foi pintado de vermelho, entretanto a realidade é que não pode governar em todos os lugares onde foi vencido.
Não será tomada nenhuma decisão, nem sequer se chegará a um acordo sem a aprovação de Ferraz. Os pactos de governo, em todos os níveis, que o PSOE fecho após os resultados eleitorais nesse 26-M serão supervisionados do Executivo Federal do jogo. As conhecidas como “cidades do câmbio”, a criação, a morada só tem a obter com clareza em Cádiz. José María González ‘Kichi’, longe prontamente de Pablo Iglesias, conseguiu tomar o seu ambiente e ficou a uma localização da maioria absoluta, que você será capaz de adquirir graças aos cinco votos do PSOE.
Em Valencia, por tua vez, pode seguir governando Joan Ribó, de as linhas de portas, que conseguiu dez vereadores, no entanto você terá que de pelo PSPV para entrar aos 17, em que está situada a maioria absoluta nessa capital. Três eleições em um mesmo dia dão para diversos titulares e demais análises. Manuel Carmena vence na Prefeitura, todavia se saltará de a Prefeitura não ter atingido (nem sequer pactuando com Pepu Hernandez) os 29 vereadores da maioria absoluta. Na Comunidade de Madrid, Gabilondo ganha, contudo será Isabel Díaz-Ayuso que governe com um pacto de bacalhau com Cs e Cidadãos.
Em Barcelona, Maragall (ERC) se apoderaram da Prefeitura Ada Colau por 5.000 votos. O grande perdedor é Podemos (nem ao menos mesmo o seu líder, Paulo Igrejas, compareceu após os resultados) que acentua o seu declínio. Das 7 cidades do câmbio de as eleições de 2015, apenas mantém o poder em Salvador, com Kichi.