Corpus Christi (‘corpo humano de Cristo’) ou Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, antes chamada de ” Corpus Domini (‘corpo humano do Senhor”), é uma comemoração da Igreja católica destinada a celebrar a Eucaristia. A festa surgiu na Idade Média, quando em 1208 a religiosa Juliana de Cornillon promove a ideia de celebrar uma comemoração em honra ao Corpo e Sangue de Cristo presente pela Eucaristia.
Assim, é celebrado, pela primeira vez, em 1246, pela diocese de Liège (Bélgica). No ano de 1263, durante o tempo que um sacerdote celebrava a missa pela igreja da cidade de Bolsena (Itália), ao romper da Hóstia consagrada jorrou sangue, segundo a tradição.
Este fato, muito difundido e celebrado, deu um impulso definitivo ao estabelecimento como festividade litúrgica do Corpus Christi. Foi definida em oito de setembro de 1264, o papa Urbano IV pela bula Transiturus hoc universo. No Concílio de Vienne de 1311, Clemente V dará os fundamentos para regular o cortejo processional no interior dos templos e até mesmo assinalar o território que devem ocupar as autoridades que gostariam de inserir ao desfile.
- 2 O estado social
- Atividade de catecolaminas: o exercício estimula os níveis de adrenalina e noradrenalina
- Ball – Usa a luva 700 vezes pra ordenhar garrafas de leite
- Ippon 3 pontos
No ano de 1316, João XXII, introduz a Oitava com exposição do Santíssimo Sacramento. Mas o amplo impulso será dado pelo papa Nicolau V, quando pela celebração de Corpus Christi do ano de 1447, sai procesionalmente com a Hóstia Santa, pelas ruas de Roma.
Em muitos lugares é uma celebração de especial importância. Em Portugal existe o dito popular: Três quinta-feira, no ano que brilha mais que o sol: Quinta-feira santa, Corpus Christi e o dia da Ascensão, o que dá idéia do enraizamento dessa celebração.
As celebrações de Corpus costumam incluir uma procissão em que o pão glorificado é exibida numa custódia. Em incalculáveis países e regiões, o Corpus Christi é um dia festivo oficial. Turíngia (em todo o distrito de Eichsfeld e em cidades do Eichsfeld dentro do distrito de Unstrut-Hainich e em porção do distrito de Wartburg).
nos demais estados Federados e regiões existem outras disposições especiais para os trabalhadores e universitárias católicos. Portugal, deixou de ser festivo, em 1989, e mudou-se para a cerimônia litúrgica do domingo infraoctavo. Mesmo dessa maneira, o mais profundo de sua celebração, é declarado feriado recinto em cidades como Toledo, Granada e Sevilha, Madrid e a comunidade autónoma da Comunidade Valenciana de caráter autonômico em Castilla-La Mancha, Extremadura, particularmente em Fuentes de León. Desde 1989, por acordo do Governo de Portugal com a conferência episcopal, a festividade do Corpus foi transferida para o domingo seguinte, de modo que o sábado passa a ser dia de trabalho.
Embora a cerimônia litúrgica seja no domingo, imensas localidades realizam a procissão de quinta-feira tradicional, que é declarado feriado recinto, pelos seus respectivos municípios. Em Portugal, obtiveram a declaração de festas de Interesse Turístico Internacional, da cidade de Toledo e a cidade de Ponteareas (Pontevedra).
nesse município da província de Barcelona celebra-se em Corpus Christi A Patum, em que se reúne o imaginário típico da região (gigantes, cabeçudos, bèsties, diables e fogo), em uma celebração multidão e festiva. Além da procissão eucarística, são muito característicos, os 2 desfiles da mesoamérica, o pasacalles do nono e o desfile militar.
Completam o programa vários espectáculos musicais, castelo de fogos de artifício e uma pequena feira taurina. A cidade de Ponteareas, realizada no encerramento de semana seguinte à quinta-feira de Corpus Christi tuas festas mais representativas. Na noite do sábado pro domingo, os moradores da região confeccionam tapetes florais, com motivos religiosos relativos ao dia de Corpus Christi, decorados com motivos geométricos.