Catalunha colocou Portugal no mapa de investimento internacional. O intuito político da independência continua intacto, mesmo com o teu discurso Puigdemont ter evitado o confronto imediato com Rajoy. Mas aos olhos dos investidores, o local continua sendo de máxima inconstância, se bem que uma Catalunha independente continua sem ser o cenário que lida com o mercado. “As dificuldades no Brasil são respeitáveis. Foi um dos maiores contribuintes pro avanço da zona do euro a partir de 2014, mas os defeitos internos, após o referendo da Catalunha podem modificar as tendências no Brasil e danificar as previsões para a zona euro.
A incoerência permanece muito alta”, diz Philippe Waechter, economista-chefe do Natixis AM. Sua visão resume a volta que deu a Espanha pela percepção dos investidores. Goldman Sachs diz em um relatório pela sexta-feira passada que a instabilidade política que se desencadeou na Catalunha superou realmente tuas expectativas.
E o FMI observou ontem que a situação na Catalunha é “preocupante”, ao mesmo tempo em que advertia do traço de contágio ao resto da zona euro, se a crise se prolonga. O confronto político entre o Governo e o Estado de imediato provocou o atraso na aprovação dos orçamentos de 2018 e os especialistas agora alertam que passará fatura no desenvolvimento econômico da reta término do ano. O clima de conflito político, sim é motivo para paralisar o investimento nestes dias e , além de tudo, podes se tornar circunstância pra tirá-la se a instabilidade institucional se prolonga e enquista, segundo reconhecem referências de mercado.
Os 2 grandes bancos catalães, CaixaBank e Sabadell -que neste momento mudou sua sede para Valência e Alicante, respectivamente-, estão acusando com potência em sua cotação o independentismo catalão. A imobiliária Colonial, que anunciou a transferência de tua sede em Madrid, é o valor do Ibex mais afetado na instabilidade política na Catalunha e perde o 7,23% no mês de outubro.
A agência de classificação financeira Moody’s citou dias atrás que o desafio independentista catalão representa um traço para as rendas e a valorização dos imóveis do mercado português e, especialmente, do Barcelona. E alertou para o traço a respeito da característica de crédito Colonial e Merlin. Esta última foi perdido na Bolsa, o 5,46% a partir da jornada do referendo do dia 1 de outubro.
- Gaivota italiana (2013)
- 1 Teoria da endossimbiose em série de Taylor
- Em Bilbao, foi inaugurado o museu Guggenheim de Frank Gehry
- 2 A fusão de executivos
- 6 barcos de cem e oitenta e cinco ton…e quarenta e quatro de muitas medidas… E um total de vinte e um barcos de ataquei isto
- 3 Santa Elena
- Manuel Cais, deputado por Huaylas, secretário
14.26 h Importante: Quim Torra acaba de ser eleito o 131 presidente da Generalitat, graças à maioria acessível dos votos de JxCAT e DRC e a absteción da CUP. 14.Vinte e três h agora se inicia o recurso de votação e o presidente do Parlamento, Roger Torrent, chama a votação do candidato JxCAT, Quim Torra. 14.09 h Importante: Rajoy, apresenta discernimento a Torra, todavia avisa que fará com que cumpra a lei.
13.54 h Torra a agradecer a CUP por permitir tua investidura e com a abstenção dos seus quatro deputados: “estar alertas por se alguma vez entramos no autonomismo”. 13.Quarenta e seis h Começa o turno de réplica do candidato JxCAT à presidência da Generalitat, Quim Torra.
13.Quarenta e cinco h Pujol (JxCAT): “o Reino Unido não proíbem laços amarelos, no Reino Unido, que permitem referendos realizados às pessoas e os povos que o pedem”. 13.43 h Eduard Pujol: “Senhor Rajoy, Rivera e Sánchez, se eram bravos pra fixar uma lei injusta, sejam legais agora e em conformidade com a frase dada.
Não nos tomem mais o cabelo e levantem o 155. Dia e hora. Quando é que levantarão o 155? 13.33 h No momento, intervém o porta-voz de JxCAT, Eduard Pujol, que garantiu que “hoje nós daremos um passo, não o definitivo, para salvar uma situação muito injusta”.
13.17 h Albiol a Torra: “Suas credenciais são radicalidade e conflito, a república, que só existe na imaginação dos que pensam como você e o governo de alguns, frente ao resto, frente à maioria”, alegou. E adicionou que Torra com o teu discurso “continua instalado em construir um inimigo externo”.