Samsung (hangul: 삼성, hanja: 三星)? Seul, Coreia do Sul. Trata-Se do maior grupo empresarial sul-coreano, com imensas filiais que abrangem negócios como eletrônicos de consumo, tecnologia, finanças, seguros, construção, biotecnologia e setor de serviços. O grupo foi fundado em 1938, o empresário Lee Byung-chul como uma empresa de importação e exportação de produtos, e, logo em seguida, iria alargar seu negócio para outros setores. Desde logo, ficou uma fonte do padrão econômico de grandes conglomerados (chaebol) que impulsionou a transformação econômica da Coreia do Sul.
pela década de 1990, aconteceu a tua expansão internacional por intervenção de teu ramo de eletrônica, em característico em eletrodomésticos, smartphones e semicondutores. Samsung Heavy Industries, o segundo superior construtor naval do mundo; Samsung C&T, dedicada à construção civil; a seguradora Samsung Life Insurance, e a agência de publicidade Cheil Worldwide.
- Quatro Praças
- Promove práticas de governança corporativa
- Formalmente definidos
- Frigorífico nacional de porto
a Samsung teve uma grande interferência no desenvolvimento econômico, político, mediático e cultural da Coreia do Sul. Estima-Se que todas as suas organizações afiliadas representam a quinta cota das exportações do país, enquanto que a tua renda representa 17% do artefato interno bruto (PIB) nacional.
No decorrer do tempo em que a Coréia foi ocupada pelo Japão, o principal negócio foi a venda de peixe seco e frutas de Manchukuo. Ao finalizar a Segunda Batalha Mundial, Coréia recuperou a tua independência e Samsung prospera ao alargar a sua actividade ao processo de alimentos e fabricação de têxteis.
Em 1948, Lee formou uma aliança com o empresário Cho Hong-jai para criar a filial Samsung Moolsan (atual Samsung C&T), dedicada ao comércio e à construção. Lee assume a marca Samsung, Cho fundaria uma década mais tarde, o grupo Hyosung.
No decorrer da Guerra da Coreia, Lee huiría de Seul para fixarem temporariamente em Busan e abrir lá refinaria de açúcar Cheil Jedang (atual CJ Group). A presença de tropas norte-americanas no sul da península lhe permitiu reiniciar a sua actividade comercial.