A partir de um de janeiro de 2016, e de acordo com o determinado na lei n.º 2015-29, a localidade Lorena é mesclada com as regiões da Alsácia e de Champanha-Ardenas, para formar a região administrativa de Grande Este. Seus habitantes são os loreneses, que constituem uma população de por volta de 2 310 000 habitantes. A superfície é de 23 547 km2, sendo o seu ponto mais alto é o Hohneck, com 1364 m, nas montanhas dos Vosges.
A antiga capital do ducado é a cidade de Nancy, no departamento de la Meurthe-et-Moselle, contudo a prefeitura regional ou Conseil Régional de Lorraine está localizada pela cidade de Metz, departamento de Mosela. Lorena é a única localidade do universo que faz divisa com 3 países: Bélgica, Luxemburgo e Alemanha (länder do Sarre e Renânia-Palatinado), bem como compartilha fronteiras com as regiões francesas da Alsácia, Champanha-Ardenas e o Franco-Condado.
- 02Sube à tribuna Adriana Lasta: “Hoje não é um prazeroso dia”
- 1 Transgressões de Próspero Morais, Plutarco Bowen e José Leão Castelo
- 2 Período centenárias
- Secretaria de Presidência
- O PP acredita que Pedro Sánchez irá falhar e se lançava nos braços de nós Podemos
- três Cartão de embarque móvel
- Mensagens: 4.870
Está situada no centro da denominada “Banana Azul”, que cruza a Europa a começar por Lancashire (Inglaterra) até a Toscana (Itália), atravessando o corredor renano. No século V a. C., Lorena, como em grande quota da Europa estava coberta por grandes florestas e pântanos. Entre os anos 52 e cinquenta a. C. se produz a conquista romana da Gália por Júlio César. Então Lorena fazia parcela da província que César denominou Gália Belga, sendo reputados seus moradores por sua bravura e hostilidade dos combates ao longo da conquista romana.
no entanto, uma vez consolidada a Pax Romana, a localidade torna-se um importante enraizamento de feitio comercial. O reino da Austrásia compreendia os atuais territórios da Lorena, Renânia, pela Alsácia, Champanha, Bélgica e divisão da atual Holanda.
Sob o reinado de Carlos magno (742-814), neto de Carlos Martel (714-741) e filho de Pepino, o Breve, o reino franco foi reunificado passa a ser um dos mais poderosos da Europa, com capital em Aachen. Com a morte de Carlos magno, o reino é herdado por seu filho Luís I, o Piedoso, que mantém o imenso império herdado de seu pai, não sem contrariedade.
Por esta época, as fronteiras do ducado mudam continuamente, Metz se separa do ducado pra tornar-se uma cidade semiindependiente dirigida pelo arcebispo da cidade. E o ducado é periodicamente assediado pelos senhores feudais que o entornan, como o Ducado de Borgonha, o Reino da França e de outros domínios do Sacro Império.